quarta-feira, 25 de julho de 2012

Seminário na Câmara de Vereadores de Fraiburgo contou com a participação dos conselheiros tutelares da AMARP que debateram proteção da infância e adolescência



A Associação catarinense dos Conselheiros Tutelares (ACCT), regional da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP) promoveu nesta terça-feira (24) em Fraiburgo, o Seminário de Formação para Conselheiros Tutelares, Conselheiros de Direitos e demais operadoras do sistema de garantia dos direitos da infância e adolescência. O encontro foi na Câmara de Vereadores, dos 14 municípios que compõe a AMARP, 12 foram representados.

O encontro foi aberto pela palestra da assistente social diretora executiva da ACCT, Beatriz Maria Perotto Preto, a qual falou sobre o tema: Problemática na Infância e Adolescência no Brasil e Inversão de Valores. Para ela, muitos dos atendimentos prestados pelos conselheiros poderiam ser evitados se houvesse o resgate do valor familiar. Beatriz comentou que aliado à rotina de trabalho agitada que as famílias possuem, as poucas horas que se tem para convívio familiar, os eletrônicos, como os computadores acabam roubando a cena, e o tradicional bate papo fica em segundo plano.

A assistente social explicou que a comunicação de massa, repassa alguns valores que são recebidos como verdades únicas. No entanto, acabam influenciando no dia-a-dia familiar. Muitas crianças e adolescentes já não respeitam mais os pais como autoridades e dessa forma se perdem o controle sobre os limites. Outro ponto percebido pelos conselheiros é de que muitas famílias estão transferindo a educação para a escola, sendo que essa é uma obrigação que não pode ser transferida.


Ainda a importância da troca de experiências entre os profissionais foi abordado pelo ex-conselheiro tutelar e coordenador da ACCT Cleumir Sehn, o qual promoveu um debate sobre “Práticas do Conselho Tutelar”. O objetivo foi o de viabilizar uma discussão para que os participantes percebessem quais são as melhores maneiras e posturas que devem ser tomadas perante os atendimentos.

Também fez uso da palavra representando os conselheiros, o conselheiro tutelar de Fraiburgo que é advogado, Jair Pereira (foto ao lado). Ele palestrou sobre a Resolução 139 do CONANDA e suas implicâncias com a Alteração do ECA (pl278/2009). Na avaliação de Pereira o encontro foi de grande valia, pois se trará de socialização de conhecimento entre os profissionais.

SETOR DE JORNALISMO DA RÁDIO FRAIBURGO

Fotos: Flávio Furtado - Rádio Fraiburgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário